TRE Amapá participa do Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral
Assessores de todos os TRE’s do país discutiram estratégias de comunicação em três dias de evento

O II Encontro de Comunicação da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reuniu Assessores de Comunicação de todos os TRE’s do Brasil para reuniões e treinamentos com foco no combate à desinformação. As profissionais do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Roberta Lia e Soraia Carvalho, se reuniram em Brasília com os representantes dos 26 Regionais no período de 15 a 17 de fevereiro.
Na abertura do evento, realizada na manhã da quarta-feira, 15, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, reforçou a importância da comunicação estratégica para o fortalecimento da Justiça Eleitoral e combate à desinformação.
“Temos o desafio de aprender a lidar com a máquina da desinformação, entender como o mecanismo funciona e combater de forma mais efetiva”, afirmou.
No evento, foram apresentadas as ações de comunicação planejadas para o ano de 2023. As atividades serão realizadas em cinco eixos centrais: fortalecimento da Justiça Eleitoral; comunicação Interna; enfrentamento da desinformação, educação midiática e capacitação; comunicação institucional e melhorias de processos.
No último dia do encontro, nesta sexta-feira, 17, aconteceu a segunda aula da oficina de monitoramento de redes sociais, ministrada por professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O treinamento explorou estudos sobre a disseminação da desinformação em diferentes meio e redes sociais. O encontro possibilita a troca de experiência entre os Regionais e agrega conhecimentos e reflexões para a criação de estratégias no combate à desinformação e planejamento de ações ligadas à comunicação nos Tribunais.