TRE Amapá participa do XIX Encontro Nacional do CODEJE

No maior evento das EJE’s, representantes do TRE-AP participaram de treinamentos contra a desinformação

No maior evento das EJE’s, representantes do TRE-AP participaram com treinamentos contra a desin...

Nos dias 15, 16 e 17 de março aconteceu o XIX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), em Recife, Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi representado no encontro pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e Assessoria de Comunicação. Presentes o diretor da EJE-AP, juiz Paulo Madeira, o coordenador, Rinaldo Farias, e a chefe de seção de projetos, Zelina Pereira, além das assessoras de comunicação Roberta Lia Bezerra e Soraia Carvalho.

O encontro foi sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e reuniu diretores, dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE’s) e assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.

“Essa experiência é fundamental, esse processo de discussão também, porque nós temos uma rede de Escola Judiciária Eleitoral, uma rede onde a gente democratiza as ações a oportuniza a todas a participar de todas as ações, a nível nacional, apresentando boas práticas que vem a ser copiadas, que vem a ser exercidas por outras escolas”, afirmou o coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias.

O maior evento das EJE’s, nesta edição, tratou temas como a violência política contra a mulher e a educação midiática como forma de combate à desinformação.

Com o tema "O Papel das Escolas Judiciárias Eleitorais no fomento à diversidade na política", o evento promoveu discussões para alinhar estratégias emitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das características de cada Regional.

“Elaborar um trabalho direcionado a cidadania, ao exercício do voto, ao fortalecimento da democracia, de forma que todas as escolas, obedecendo as suas peculiaridades, trabalhem na mesma linha”, disse o coordenador da EJE-AP.

Combate à desinformação em foco

Durante o evento, assessores de comunicação dos Regionais realizaram treinamento de estratégias de comunicação institucional no combate às fake news e desinformação visando o pleito de 2024. Este é o segundo módulo do curso de treinamento promovido pela Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o primeiro módulo do treinamento contra a desinformação ocorreu em fevereiro, em Brasília, durante o Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na ocasião, foram realizadas palestras sobre redes sociais, monitoramento de mídias e as ações de comunicação institucional voltadas ao combate às informações falsas.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá - AP, 68900-020
icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido