Presidente do TRE Amapá participa do 83° Coptrel em Recife

O evento reúne os presidentes dos TREs de todo o Brasil, além de diretores-gerais e secretários de Tecnologia da Informação.

O evento reúne os presidentes dos TREs de todo o Brasil, além de diretores-gerais e secretários ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está presente na 83ª edição do Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), evento realizado na Escola da Magistratura de Recife, entre os dias 23 a 25 de novembro. Presidentes dos 27 TREs do Brasil discutem temas diversos da Justiça Eleitoral, entre eles a preparação para as eleições municipais de 2024.

O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, apresentou na reunião as boas práticas voltadas a inclusão dos povos indígenas no processo eleitoral no estado. Com destaque para o projeto de formação continuada de professores indígenas, realizado no mês de outubro na Terra Indígena Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari. O presidente falou sobre a iniciativa da Justiça Eleitoral amapaense em preparar os indígenas para participar do processo eleitoral não apenas com eleitor, mas também como candidatos.

“A Justiça já fez a demarcação territorial da população indígena, mas precisamos avançar com a demarcação política. O projeto da Justiça Eleitoral do Amapá é aprofundar a percepção da importância da participação dos povos originários no processo eleitoral, conscientizá-los de seus direitos e de sua capacidade eleitoral passiva. Nós acreditamos que no próximo pleito já teremos em nossas zonas eleitorais representantes dos povos indígenas aptos a exercerem mandatos”, ressaltou o desembargador João Lages.

O presidente também apresentou um vídeo com registro de todas as atividades realizadas dentro da Aldeia Aramirã, entre elas a realização de uma sessão judiciária itinerante e uma audiência pública em que os indígenas puderam apresentar os problemas vivenciados na aldeia diretamente para representantes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Nesta edição do Coptrel, além dos diretores-gerais, os secretários de Tecnologia da Informação e assessores de comunicação de todos os regionais também tiveram reuniões de trabalho. Participaram do encontro representando a Justiça Eleitoral do Amapá, a secretária judiciária Mylene Lages, que participou em nome da diretoria geral do Tribunal, o secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa, a assessora institucional da presidência, Alessandra Gusmão, além das assessoras de comunicação Soraia Carvalho e Benedita Monte.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
icone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido