Alunos do EJA participam de projeto da Justiça Eleitoral do Amapá
A ação é uma parceria entre o TRE-AP e a Secretaria de Educação do Estado (Seed).
O projeto “Educação, Direito e Cidadania” foi lançado durante a 56ª Sessão Judiciária do Tribunal Regional do Amapá (TRE-AP) na última quarta-feira, 31 de julho. A iniciativa do TRE- AP, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), é uma parceria com o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.
O projeto tem o objetivo de fortalecer o conhecimento sobre direitos civis entre os alunos do EJA, promovendo uma cidadania ativa e consciente, envolvendo não apenas os alunos, mas também professores, gestores e toda a comunidade escolar.
A ação é fruto de uma colaboração entre o TRE-AP e a Secretaria de Educação do Estado (Seed). Entre os temas que serão tratados estão: direitos do consumidor, trabalhistas, familiares e ambientais. A dinâmica prevê a realização de palestras semanais e atividades complementares.
O projeto será implementado em duas escolas estaduais, inicialmente como piloto, e terá duração de dois meses. Ao final, os alunos participarão de um concurso de redação sobre os temas abordados, com premiação para o melhor texto.
“Essa iniciativa reforça a importância do conhecimento dos direitos e deveres como um passo essencial para a formação de cidadãos conscientes e participativos, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, destacou o coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias.