Mulheres na política: TRE Amapá participa de evento voltado à participação feminina na política

Presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE-AP ministrou palestra sobre a temática

Presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE-AP ministrou palestra sobre a temática

A vice-presidente da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), juíza Ariadne Alencar, e a presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE Amapá, Lena Mendes, participaram do evento ‘Mulheres na política: a importância da participação feminina na política’, realizado pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM). Reunindo lideranças femininas, o evento foi promovido em homenagem ao Dia Nacional do Voto Feminino, celebrado no dia 24 de fevereiro.

A juíza-membro do Tribunal Pleno e vice-diretora da EJE-AP, Ariadne Alencar, esteve ao lado das lideranças. Em seu pronunciamento, ela destacou os grandes avanços para ampliar a participação feminina na política empregados pela Justiça Eleitoral, mas ressaltou que a causa ainda requer diversas medidas para o alcance efetivo da paridade de gênero.

“A participação feminina na área política é evidenciada através de todos os parâmetros que a gente pode alcançar nas áreas e isso tem sido uma dificuldade ao longo do tempo, pois a mulher demorou para ter direito ao voto e isso evidencia o quanto as mulheres tiveram que lutar para poder conseguir paridade. Muito já foi alcançado, mas ainda falta muito a ser conquistado”, concluiu.

Para diminuir o nível de desigualdade, a Justiça Eleitoral vem promovendo ações afirmativas, com o intuito de ampliar a presença de mulheres nos espaços. Como a cota mínima de 30% das candidaturas destinadas para mulheres no Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o Fundo Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também determinou o mesmo percentual para o tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.

No Amapá, a juíza Ariadne Alencar explicou que a Escola Judiciária Eleitoral tem implementado incentivos, como a promoção de eventos voltados à participação da mulher na política e capacitações com palestras sobre violência política de gênero.

A presidente da Comissão de Participação Feminina do TRE Amapá, Lena Mendes, que ministrou a palestra “Participação Feminina na Política”, apresentou dados que revelam a sub-representação de mulheres nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de um recorte histórico da luta para a conquista de direitos atuais. Ela explica a palestra busca causar uma reflexão no público e chamar atenção para o tema.

“Uma reflexão sobre a importância da participação da mulher na política, isto tudo em alusão aos mais de 90 anos do voto feminino. Abordamos dados estatísticos, por que podemos afirmar que ainda há uma sub-representação feminina na política do Brasil, algumas intervenções da lei, os incentivos à maior participação da mulher e reflexões acerca da sociedade, dos partidos e da própria cidadania feminina de como a mulher pode adentrar no campo político para exercer esse espaço de poder”, disse.

O evento contou ainda com a presença da Secretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Adrianna Ramos, a Deputada Edna Auzier, representando a presidente da ALAP, Alliny Serrão, e demais lideranças femininas.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido