TRE Amapá incentiva servidores a boas práticas de consumo consciente e reutilização
Com o novo Espaço “Reúse!”, o TRE-AP estimula a sustentabilidade no dia a dia do tribunal.

Nesta terça-feira, 18, o Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou o Projeto "SustentaTRE: Uma Jornada de Reutilização" com o lançamento do Espaço “Reúse!”. O objetivo é estabelecer uma cultura de consumo consciente e reutilização dentro do TRE-AP, promovendo a sustentabilidade ambiental e social.
O Espaço “Reúse!” foi pensado com o intuito de criar um espaço de doações, compartilhamentos e reutilização de objetos dentro do Tribunal.
“Com o novo espaço, estamos incentivando na reflexão da importância de evitar o desperdício. Ao refletirmos a responsabilidade ambiental e social em nosso dia a dia, não apenas preservamos recursos naturais, mas também demonstramos práticas sustentáveis”, comentou Patrick Dayan, membro do Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRE Amapá.
O Espaço de compartilhamento ficará na sede do TRE Amapá por tempo indeterminado para que seja um local de troca de objetos, roupas, utilidades para o lar, copos, canecas, garrafas, entre outros.
“Os servidores e colaboradores podem trazer algo que esteja em casa, sem utilidade para ele, e assim, colocando a disposição no espaço, para que outra pessoa que precise daquilo possa pegar e trocar por outro objeto. Assim, o meio ambiente e o planeta agradecem e todos nós ganhamos com tudo isso”, informou Suellen Gemaque, presidente do Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRE Amapá.
SustentaTRE: Uma Jornada de Reutilização
O projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá reflete o compromisso de práticas de gestão responsáveis e sustentáveis. A iniciativa de criar um espaço de doações, compartilhamentos e reutilização de objetos no TRE-AP vai além de evitar o desperdício, representando uma resposta prática e inovadora aos princípios de ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança).
“O TRE-AP vem buscando continuamente se adaptar às diretrizes de sustentabilidade, em consonância com o Plano de Gestão 2023/2025 e as exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Contas da União (TCU). A reutilização consciente de produtos e materiais se torna uma prática direta de gestão de resíduos, indo ao encontro das metas de sustentabilidade”, informou o analista do TRE Amapá, Patrick Dayan.