TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

Representantes de todas as etnias do Oiapoque estiveram presentes apresentando suas reivindicações

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

A quarta audiência pública realizada pela Justiça Eleitoral do Amapá foi na Aldeia do Manga, na Terra Indígena Uaçá, município de Oiapoque. A ação faz parte da programação de atividades do projeto ‘Empoderamento Indígena’ e reúne lideranças e representantes dos Povos Karipuna, Galibi-Marworno, Galibi-Kali'na e Palikur.

A comunidade indígena se reuniu para expor aos representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário as suas demandas. As proposições foram formuladas por lideranças das quatro etnias durante reunião realizada no curso de formação, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que contemplou professores indígenas e não- indígenas que atuam nas aldeias.

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

A fornecimento de energia elétrica deficiente, dificuldades de acesso à saúde, problemas com a coleta seletiva de lixo foram algumas pautas levantadas pelos participantes.

“A nossa luta sempre é em conjunto, não pensamos somente em uma aldeia ou comunidade. É simplesmente toda a Terra Indígena Uaçá, Galibi e Juminã, porque cada um tem as suas dificuldades, a sua realidade.  A vinda do Tribunal à aldeia é muito importante para conscientizar, porque muitas pessoas não têm conhecimento sobre nossa situação. A iniciativa também serve para abrir os olhos para que elas reconheçam a importância que têm com relação ao voto", disse a moradora da Aldeia do Manga, Franciane dos Santos Batista, acadêmica de Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

A jovem participou da apresentação do ‘Grupo de Artistas Jovens’ da Aldeia do Manga, em que foi encenado um pedido dos Povos Indígenas para o fim da violência contra a mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste dia 8 de março.

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

A vereadora Lilia Karipuna, representante dos Povos Indígenas na Câmara Legislativa de Oiapoque, representou o poder Legislativo na audiência, destacou a importância do evento para a população.

“É muito importante receber o TRE na Aldeia do Manga, uma instituição que, entre outras coisas, tem trabalhado na formação de nossos professores indígenas. Este é um momento muito oportuno para apresentarmos nossas demandas municipais, estaduais, até mesmo da esfera federal. Temos diversas reivindicações com relação à melhoria da saúde, educação, também estrutura e pavimentação dos ramais aqui da nossa comunidade”.

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, falou sobre o propósito de promover o debate e ouvir as Populações Tradicionais. Lages explica que esta é a segunda vez em que o Tribunal realiza uma audiência pública dentro de uma aldeia indígena.

“Esse é um compromisso da justiça eleitoral com os povos originários. Não estamos apenas pontuando as dificuldades e aquilo que precisamos melhorar para o próximo pleito, mas também recebendo reclamações que fogem da nossa competência, mas que são questões que envolvem direitos fundamentais que serão direcionados aos órgãos competentes, para a solução de problemas básicos”, explica.

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

Ouvindo a voz dos Povos Tradicionais

Os representantes indígenas reuniram diversas demandas para apresentar às autoridades, como a criação de uma seção eleitoral na BR-156; criação de seção eleitoral na Terra Indígena Juminã; disponibilização de um intérprete na língua nativa para os atendimentos a Justiça Eleitoral; apoio com combustível nas comunidades do entorno da Aldeia Kumenê; agregação de seções de votação na Aldeia Kumarumã; atenção à energia elétrica; reforma e construção da Rede de Ensino nas comunidades indígenas do Oiapoque; instalação de uma sala de informática no centro comunitário da Aldeia do Manga e a coleta de resíduos. O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, reforça que as demandas relativas à Justiça Eleitoral serão apreciadas com o máximo de urgência. Quanto as demais, serão repassadas às autoridades competentes.

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

“Essas audiências públicas são importantes exatamente por isso: além de ouvir as dificuldades, temos a chance de melhorar enquanto Justiça Eleitoral. É nosso dever contribuir, assumo como aconteceu na Aldeia Aramirã, certamente os agentes públicos e a iniciativa privada ouvirão o apelo que vamos levar para a busca de melhorias”, completou o presidente.

Representantes de todas as etnias do Oiapoque estiveram presentes apresentando suas reivindicações.

Autoridades presentes

Participaram da audiência além do presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, os juízes membros do Pleno, juízes Paulo Madeira, Normandes Sousa, Fleury Neto e Ariadne Alencar, a juíza eleitoral da 4ª Zona, Simone Moraes dos Santos, os vereadores Lília Karipuna e José Nazareno Lobão, o presidente do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), Edmilson Oliveira, o cacique da Aldeia do Manga, José Elito dos Santos e o Gerente do Núcleo de Educação Indígena (NEI-SEED), Maxwara dos Santos Cardoso.

TRE Amapá promove audiência pública direto da Aldeia do Manga

Acesse a audiência pública na íntegra (clique aqui).

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido