TRE Amapá participa de Encontro Nacional de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação no Judiciário
A programação do evento inclui painéis e oficinas
Nos dias 12 e 13 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participa ativamente do evento anual de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Poder Judiciário, realizado na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
O presidente em exercício do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, e a coordenadora da Corregedoria Eleitoral, Elinete Freitas, estão presentes no evento, que reúne comissões e subcomitês de diversos tribunais para troca de experiências e fortalecimento de ações no combate ao assédio e à discriminação.
A programação do evento inclui painéis e oficinas, que têm como objetivo capacitar as comissões e subcomitês no desenvolvimento de práticas eficazes em suas respectivas áreas de atuação.
Na abertura, realizada na manhã desta terça-feira, o ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferiu a palestra magna “A atuação do Superior Tribunal de Justiça nos casos de assédio”, abordando o papel do STJ em casos dessa natureza.
O encontro também contará com oficinas práticas, nas quais os participantes serão organizados em grupos para explorar aspectos de gestão humanizada, aperfeiçoamento normativo, troca de boas práticas, estudo de casos, metodologias para capacitação e planejamento de campanhas de prevenção.
Para o desembargador Carmo Antônio de Souza, “essa iniciativa do CNJ é essencial para que possamos não apenas combater práticas de assédio e discriminação, mas também promover uma cultura de respeito e valorização de todos no ambiente de trabalho”. Ele ressalta que o evento representa uma oportunidade de reforçar o compromisso do TRE-AP com uma gestão cada vez mais humanizada e inclusiva.