TRE-AP realiza palestra sobre saúde mental com foco no Setembro Amarelo
A palestra foi transmitida de forma on-line para os servidores dos cartórios eleitorais.

Na tarde desta terça-feira, 24, a Justiça Eleitoral do Amapá promoveu uma palestra de conscientização sobre saúde mental, como parte das ações do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção do suicídio. O evento aconteceu na sala de Treinamentos da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e foi ministrado pela médica Camila Neiva, que é psiquiatra, e pôde compartilhar sua ampla experiência na área de saúde mental com o corpo funcional do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP).
Durante a palestra, a Dra. Camila Neiva abordou questões sobre o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho, destacando a importância de um ambiente acolhedor e de apoio mútuo entre os servidores. “É essencial que todos, independentemente da função ou do setor, tenham acesso a informações sobre saúde mental e sintam-se à vontade para procurar ajuda quando necessário", afirmou a Dra. Camila.
Formada pela Universidade Federal do Amapá, com especializações em Psiquiatria pelo Hospital Albert Einstein e em Psiquiatria Intervencionista pelo Hospital das Clínicas da USP, a médica trouxe uma abordagem prática e esclarecedora sobre os sinais de alerta e as formas de prevenção ao suicídio, reforçando a importância do diálogo e da empatia no dia a dia.
A palestra foi transmitida ao vivo para os servidores dos cartórios eleitorais, garantindo a participação remota de todos que não puderam estar presentes fisicamente. O evento marcou mais uma ação do TRE-AP em seu compromisso com o bem-estar e a saúde mental de seus colaboradores.
“O Setembro Amarelo é uma campanha de grande relevância social e, por meio de iniciativas como essa, o TRE-AP reafirma seu papel de promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde emocional” explicou Marcilio Lira, Coordenador de Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas, unidade que promoveu a ação.
A ação foi muito bem recebida pelos participantes, que destacaram a pertinência do tema e a qualidade das informações compartilhadas pela Dra. Camila Neiva.
A Justiça Eleitoral do Amapá continuará promovendo atividades que reforcem o apoio à saúde mental dos seus servidores, demonstrando que o cuidado vai além das demandas profissionais, englobando também o bem-estar pessoal.