TRE-AP e UNIFAP firmam parceria inédita na Justiça Eleitoral Amapaense em Programa de Residência em TIC
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AP (STI), tem como objetivo unir o conhecimento acadêmico da UNIFAP à experiência prática da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) finalizam, nesta semana, as tratativas para a implementação do Programa de Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O contrato terá início em 15 de setembro de 2025 e marca um passo importante para o fortalecimento da inovação tecnológica na Justiça Eleitoral do Amapá.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AP (STI), tem como objetivo unir o conhecimento acadêmico da UNIFAP à experiência prática da Justiça Eleitoral, possibilitando o desenvolvimento de soluções digitais que facilitem as atividades das Secretarias do TRE-AP, por meio de projetos em inteligência artificial, e que auxiliem no combate à desinformação.
Segundo o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AP, Emanoel Flexa: “o programa será uma ponte entre o ambiente acadêmico e os desafios reais da administração pública, permitindo que a inovação se torne parte do cotidiano da Justiça Eleitoral. É um investimento não apenas em tecnologia, mas também em pessoas, no futuro do Amapá e no Processo Eleitoral", concluiu.