Projeto Cidadania Indígena do TRE Amapá recebe Menção Honrosa do Selo de Qualidade Eleitoral

O reconhecimento ocorreu durante a cerimônia do Prêmio Justiça Eleitoral e Selo Qualidade Eleitoral do TSE

O reconhecimento ocorreu durante a cerimônia do Prêmio Justiça Eleitoral e Selo Qualidade Eleito...
Projeto Cidadania Indígena do TRE Amapá recebe Menção Honrosa do Selo de Qualidade Eleitoral

Nesta terça-feira, 10, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) recebeu a Menção Honrosa do Selo de Qualidade Eleitoral, concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o projeto Cidadania Indígena, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP). A premiação reconhece iniciativas inovadoras e de impacto social promovidas pelos tribunais eleitorais em todo o país.

Criado em 2023, o projeto atua diretamente junto aos povos indígenas do Amapá com o propósito de fortalecer a cidadania e ampliar a participação política dessas comunidades — tanto no exercício do voto quanto na ocupação de espaços de representação, como candidaturas ao Legislativo e ao Executivo.

A iniciativa nasceu a partir da análise de dados que apontavam elevada abstenção nas urnas e baixa representatividade indígena nos cargos políticos. Desde então, a Justiça Eleitoral vem intensificando ações educativas nas aldeias, coordenadas pela EJE-AP, para aproximar ainda mais os povos originários do processo eleitoral.

Entre as atividades realizadas estão o Treinamento do Voto, rodas de conversa sobre direitos políticos e a formação de professores indígenas em cidadania e civismo. O objetivo é transformá-los em multiplicadores das informações sobre a importância do voto consciente e da participação ativa no processo democrático.

As etapas da formação acontecem em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com equipes da Justiça Eleitoral se deslocando até as aldeias localizadas nos municípios de Oiapoque e Pedra Branca do Amapari. Nessas localidades, os servidores atuam diretamente com educadores indígenas que lecionam nas escolas das comunidades.

Para o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá, Rinaldo Farias, os resultados já são visíveis:

“Nesses anos atuando nas aldeias, já percebemos uma maior participação dos indígenas, tanto nas urnas quanto como agentes do processo eleitoral, candidando-se a cargos eletivos. Isso é muito gratificante e demonstra o quanto é importante o papel educativo da Justiça Eleitoral e da Escola Judiciária Eleitoral.”

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020

 

 

 

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-AP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.