Solidariedade: TRE Amapá entrega alimentos e roupas a abrigo de idosos em Santana
A iniciativa do projeto TRE Solidário arrecadou alimentos e promoveu momentos de integração e acolhimento entre servidores e moradores do abrigo

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Comissão de Sustentabilidade, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/CODES) e do Comitê Amigo da Pessoa Idosa, realizou nesta terça-feira, 9 de dezembro, uma ação de doação de alimentos e roupas ao abrigo de idosos Casa Padre Luigi Brusadelli, no município de Santana. Ao todo, 185 unidades de alimentos não perecíveis, além de roupas, foram entregues.
O encontro foi marcado não apenas pela entrega dos donativos, mas também por um momento de convivência e acolhimento. O colaborador do tribunal, José Edinaldo, levou voz e violão para animar a tarde dos idosos, que cantaram e interagiram com servidores e colaboradores do TRE Amapá.

O presidente da Associação Casa Padre Luigi Brusadelli, Josinaldo Nogueira, destacou que a instituição abriga 47 idosos, sendo 32 homens e 15 mulheres, e agradeceu a iniciativa.
“Campanhas como essa trazem carinho e afeto aos nossos idosos. A música anima, envolve, e promove essa troca tão importante, ainda mais no fim do ano. Para eles, é um momento de alegria e de sentir que alguém se importa”, afirmou.

A presidente da Comissão de Sustentabilidade do TRE-AP, Suellen Gemaque, reforçou que a ação integra o projeto TRE Solidário, que busca fortalecer o compromisso humano da instituição.
“O TRE é mais do que o órgão que cuida das eleições. Ele também cuida do lado social. Servidores se unem para ajudar quem precisa, e hoje viemos trazer alimentos e roupas para o abrigo Padre Luigi, fortalecendo nosso papel de levar humanidade além das paredes institucionais”, destacou.
As arrecadações foram resultado das atividades da Semana do Servidor 2025, que incluiu uma gincana entre os servidores do Tribunal, tendo a doação de alimentos como uma das etapas.
A assistente social do abrigo, Rosângela Pantoja, ressaltou o impacto emocional que ações como essa geram nos idosos.
“Esses momentos de descontração trazem alegria e bem-estar. O fim de ano é um período festivo, de renovação, e para eles isso é muito bem-vindo”, disse.

A Associação Casa Padre Luigi Brusadelli (ACPLB), também conhecida como Casa dos Nossos Pais, é uma instituição sem fins lucrativos fundada pelo Padre Luigi Brusadelli no município de Santana, no Amapá. A entidade acolhe idosos em situação de abandono ou vulnerabilidade, oferecendo abrigo, cuidado e dignidade.

