TRE Amapá inaugura Ponto de Inclusão Digital (PID) no município de Pracuúba
O ambiente conta com computadores, câmeras, internet, impressora e sala climatizada, oferecendo a infraestrutura completa para o uso do cidadão

Mais um Ponto de Inclusão Digital (PID) foi inaugurado no estado, desta vez no município de Pracuúba, fruto da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). O espaço foi instalado no Posto Avançado do Fórum da Comarca de Amapá em Pracuúba, local que abriga a nova sala do PID.
O evento contou com a presença do presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, do corregedor eleitoral, desembargador Agostino Silvério, e da juíza Stella Ramos, titular da 2ª Zona Eleitoral de Macapá. Na oportunidade, o presidente do TRE-AP destacou a importância da unificação dos atendimentos dos serviços judiciários em um único local, ressaltando que o PID facilita a vida do cidadão ao concentrar diversos serviços da Justiça em um só espaço.
O Ponto de Inclusão Digital funcionará de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente do fórum. O cidadão poderá acessar serviços eleitorais, como alistamento, revisões, transferências e emissão de certidões (de quitação e criminal eleitoral por exemplo); serviços da Justiça do Trabalho, incluindo reclamações trabalhistas para pedidos de verbas rescisórias, horas extras, décimo terceiro, férias, aviso prévio, FGTS, consultas processuais e esclarecimentos sobre direitos trabalhistas; além de serviços e consultas processuais da Justiça Estadual.
O ambiente conta com computadores, câmeras, internet, impressora e sala climatizada, oferecendo a infraestrutura completa para o uso do cidadão.
A iniciativa está alinhada à Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo reduzir a exclusão digital, promover o acesso aos vários ramos da Justiça e ampliar a presença dos serviços judiciários em regiões mais distantes dos centros urbanos.
A inauguração também contou com a participação da secretária de Administração e Orçamento, Elinete Freitas; do coordenador da Corregedoria Eleitoral, Breno Dias; da assessora-chefe da Presidência, Adriana Pacheco; da chefe da Seção de Orientações, Inspeções e Correições, Ana Cristina da Paz; do coordenador de Infraestrutura, Jimmy Macedo; do chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral, Tadeu Quadros; de servidores e colaboradores do TRE-AP e TJAP; além de representantes da Prefeitura Municipal de Pracuúba.