Desafios digitais das Eleições 2026: TRE Amapá realiza treinamento sobre pedidos de dados ao TikTok
Com foco na preparação para o próximo pleito, o encontro reuniu magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral

Na tarde desta terça-feira, 30 de setembro de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu, em seu auditório, o Treinamento sobre Dados do TikTok, em parceria com a Equipe de Relações com Autoridades de Persecução Criminal da plataforma digital.
O encontro reuniu magistrados, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral, com foco no fortalecimento da cooperação institucional e na preparação para os desafios digitais das Eleições 2026.
Durante o curso, foram apresentados os procedimentos e requisitos legais para solicitações de dados à plataforma, incluindo pedidos de preservação, requisições judiciais e emergenciais, além da exposição sobre segurança e boas práticas de cooperação com o Poder Judiciário Eleitoral.
A capacitação buscou garantir que os participantes compreendam o funcionamento dos canais de comunicação entre autoridades e a empresa, ampliando a capacidade de resposta em situações de risco ou de necessidade de preservação da integridade do processo eleitoral.
A Diretora Geral do TRE-AP, Dilma Pimenta, destacou a importância da iniciativa:“O ambiente digital é hoje um espaço central no debate público e, portanto, também no processo eleitoral. Capacitar nossa equipe e aproximar a Justiça Eleitoral das plataformas digitais significa investir na proteção da democracia, garantindo maior segurança e transparência nas eleições”, afirmou.
A atividade contou com a presença de juízes eleitorais de todas as zonas do estado. Em Santana, onde está concentrado o segundo maior número de eleitores do estado, a juíza Carline Nunes da 6ª ZE, ressaltou a relevância do treinamento diante do grande volume de demandas.
“2026 é um ano eleitoral e o que nós estamos presenciando diariamente é a evolução das plataformas digitais e com uma enorme quantidade de eleitores, processos e prazos exíguos, nós temos que estar preparados para utilizar de forma eficiente os mecanismos e ferramentas de cooperação. É fundamental responder com agilidade e garantir que a Justiça Eleitoral continue cumprindo seu papel com transparência e de forma célere”, afirmou.
O treinamento integra a estratégia do TRE-AP de ampliar a preparação institucional para o próximo pleito, objetivando eleições seguras, transparentes e acessíveis a todos os cidadãos.