Presidente do TRE Amapá participa de reunião com o ministro Edson Fachin no STF
O encontro marcou o primeiro dia de gestão do ministro, que defendeu o fortalecimento do diálogo entre os tribunais brasileiros

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, esteve nesta terça-feira (30/09), em Brasília, na reunião conduzida pelo ministro Edson Fachin, novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O encontro marcou o primeiro dia de gestão do ministro, que defendeu o fortalecimento do diálogo entre os tribunais brasileiros e apresentou como prioridades o programa “Pena Justa”, o enfrentamento ao racismo, a criação do Observatório de Integridade e Transparência e a defesa da democracia.
Entre os temas tratados, estiveram a execução do plano Pena Justa, que busca controlar a superlotação dos presídios e promover a reinserção social de egressos; o Mutirão Racial, que pretende reduzir em 20% os processos sobre desigualdade racial até novembro; a criação do Observatório de Integridade e Transparência, para reforçar as práticas de governança e compliance; além da reafirmação da confiança no sistema eleitoral brasileiro e no combate às fake news.
O desembargador Carmo Antônio de Souza representou o TRE Amapá ao lado de presidentes e dirigentes de tribunais de todo o país, reforçando o papel da Justiça Eleitoral no fortalecimento da democracia e no diálogo entre as instituições.