TRE Amapá conclui atendimentos na 54ª Expofeira e aproxima a Justiça Eleitoral do eleitor
Durante nove dias, centenas de atendimentos foram realizados no estande do TRE-AP

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) encerrou sua participação na 54ª Expofeira Agropecuária do Estado, uma das maiores feiras de negócios da Região Norte, com nove dias de atendimentos para centenas de eleitores. A iniciativa aproximou a Justiça Eleitoral dos cidadãos, oferecendo serviços como alistamento eleitoral, transferência de domicílio, atualização cadastral e coleta biométrica.
A titular da 14ª Zona Eleitoral, juíza Alaíde de Paula, acompanhou de perto as atividades, recepcionou eleitores e reforçou a importância da presença da Justiça Eleitoral em espaços de grande circulação. Ela também destacou a procura significativa de jovens a partir de 15 anos para realizar o alistamento eleitoral.
“As pessoas vieram para a feira para se divertir, mas, pela facilidade de acessar os serviços da Justiça Eleitoral, aproveitaram para se regularizar, cadastrar e atualizar seus dados. Esse é o nosso propósito: estar perto da população e promover a cidadania”, afirmou a magistrada.
O presidente do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, também visitou o estande, atualizou seus dados eleitorais e ressaltou a importância da ação como oportunidade para a cadastramento biométrico de eleitores com pendência de biometria no cadastro.
“Para quem estava com pendências biométricas, a feira foi uma grande oportunidade. Estivemos presentes durante toda a programação, oferecendo serviços não apenas para quem precisava se cadastrar, mas também para aqueles que desejavam atualizar informações”, destacou.
Os atendimentos foram realizados por equipes das 14ª, 10ª e 6ª Zonas Eleitorais. O chefe de cartório da 6ª Zona, Givanildo Quaresma, avaliou a ação como positiva.
“Conseguimos atender um número bastante significativo de eleitores. Realizamos revisões biométricas, atualizações cadastrais, transferências de domicílio e também recebemos novos eleitores, que nunca haviam votado. Eles puderam conhecer a urna eletrônica por meio de uma simulação de votação, esclarecendo dúvidas e se familiarizando com o processo”, explicou.
Além dos serviços, crianças, jovens e adolescentes participaram do treinamento com a urna eletrônica, tendo a experiência de votar em candidatos fictícios.
A eleitora Eduarda Aragão foi a última a ser atendida no estande. Ela aproveitou a oportunidade para realizar a coleta biométrica e atualizar seus dados, garantindo regularidade para as Eleições de 2026. A eleitora elogiou a facilidade de acesso ao serviço no evento.
TRE Amapá em todo lugar
A Justiça Eleitoral preparou uma logística especial para a ação itinerante na 54ª Expofeira, com a mobilização de servidores e colaboradores para atender a população, além do preparo de equipamentos, internet e outros recursos, tudo pensado para receber da melhor forma as eleitoras e eleitores.
Confira as imagens do evento:https://flic.kr/s/aHBqjCsGYV