TRE Amapá conquista 1º lugar na Categoria Desempenho do Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário
A premiação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhece os tribunais que desenvolvem ações voltadas à promoção da equidade racial e ao enfrentamento do racismo

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Equidade Racial do Poder Judiciário, na categoria Desempenho, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O anúncio dos vencedores da 2ª edição da premiação ocorreu na última sexta-feira, 26 de setembro, destacando o empenho dos tribunais em adotar políticas de promoção da igualdade racial. O TRE-AP dividiu a primeira colocação com o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), que empatou tecnicamente e também foi reconhecido na mesma categoria.
O prêmio integra o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e reconhece práticas que promovem a equidade racial, enfrentam o racismo institucional e incentivam ações inovadoras e sustentáveis voltadas para a construção de um sistema de justiça mais inclusivo, representativo e comprometido com a diversidade.
Na categoria Desempenho, foram avaliados critérios relacionados ao comprometimento dos tribunais com a diversidade racial em sua composição e em suas atividades institucionais.
A conquista reflete o compromisso da Justiça Eleitoral amapaense em fortalecer iniciativas que enfrentam o racismo e valorizam a diversidade. Entre as ações reconhecidas está o Projeto Inclusão Racial Estruturada, que integra o conjunto de práticas desenvolvidas pelo TRE-AP em prol da equidade.