Página interna do portal

TRE-AP reúne órgãos de segurança para alinhar ações das Eleições 2026

O encontro teve como objetivo fortalecer a integração institucional e alinhar as ações voltadas à segurança, à regularidade e à integridade do processo eleitoral

TRE-AP reúne órgãos de segurança para alinhar ações das Eleições 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou, na tarde desta terça-feira, 21, no gabinete da Presidência, reunião estratégica com representantes dos órgãos de segurança pública e instituições que atuarão nas Eleições Gerais de 2026.  

O encontro foi conduzido pelo presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antonio de Souza, e teve como objetivo fortalecer a integração institucional e alinhar as ações voltadas à segurança, à regularidade e à integridade do processo eleitoral. 

Durante a reunião, foram discutidas medidas relacionadas à segurança nos locais de votação, ao transporte e à guarda das urnas eletrônicas, ao combate aos crimes eleitorais, à fiscalização da propaganda eleitoral irregular e à estruturação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). 

O planejamento das ações de segurança nos locais de votação já está sendo desenvolvido pelo TRE-AP em articulação com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Também foram debatidas estratégias para o recebimento de denúncias, a apuração e a investigação de crimes eleitorais, além da atuação integrada na fiscalização de eventuais irregularidades na propaganda eleitoral. 

Para o presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antonio de Souza, o alinhamento entre as instituições é fundamental para garantir a tranquilidade e a segurança do processo eleitoral. 

“Esta reunião é essencial para que todas as forças de segurança e instituições envolvidas nas eleições atuem de forma coordenada, com planejamento e integração. O diálogo antecipado permite identificar desafios, definir responsabilidades e fortalecer as estratégias necessárias para assegurar que eleitoras e eleitores possam exercer o direito de voto com tranquilidade e segurança”, destacou. 

O encontro também tratou da instalação e da integração das forças que atuarão no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, estrutura que dará suporte ao monitoramento e à coordenação das ações de segurança durante as Eleições Gerais de 2026. 

Participaram da reunião o presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza; o juiz membro e presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, Marconi Pimenta; representantes do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Exército Brasileiro, da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Penal, da Capitania dos Portos, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). 

Também estiveram presentes representantes da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, das áreas de segurança e logística do TRE-AP, além de secretários e servidores da Justiça Eleitoral envolvidos no planejamento e na organização das Eleições Gerais de 2026. 

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020

Acesso rápido