TRE Amapá participa de reunião com Tribunal de Justiça do Estado para tratar sobre pontos de inclusão digital

No encontro foram definidas ações para fortalecer os Pontos de Inclusão Digital.

No encontro foram definidas ações para fortalecer os Pontos de Inclusão Digital.
TRE Amapá participa de reunião com Tribunal de Justiça do Estado para tratar sobre pontos de inclusão digital

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) se reuniram na última sexta-feira (30) para tratar de ações voltadas à redução da falta de acesso à tecnologia no Estado. Durante o encontro, as instituições discutiram a divisão de responsabilidades e o trabalho conjunto na gestão dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs).

Os Pontos de Inclusão Digital funcionam em localidades mais distantes do Amapá e foram implantados por meio de parceria entre o TJAP e o TRE-AP. O TRE Amapá foi representado pela diretora-geral, Dilma Pimenta, acompanhada da servidora Odete Marinho e dos servidores Jimmy Macedo e Roberto dos Santos.

Como resultado da reunião, foram definidas ações para fortalecer os Pontos de Inclusão Digital, conforme o Termo de Cooperação Técnica nº 015/2024, firmado entre as instituições. Entre as medidas estão a verificação do funcionamento dos PIDs, a definição de responsabilidades relacionadas ao uso, à conectividade, ao suporte técnico e aos cadastros, além do alinhamento da comunicação institucional e da atualização do plano de trabalho.

A iniciativa também busca tornar mais claras para a população as informações sobre os serviços oferecidos e os benefícios dos Pontos de Inclusão Digital nas comunidades onde estão instalados. Além disso, foi discutida a possibilidade de ampliar os PIDs para outras localidades do Amapá.

Pontos de Inclusão Digital no Amapá:

Atualmente, o Amapá conta com oito Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em funcionamento. Esses espaços foram instalados por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e outros órgãos públicos, entre eles o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP).

Os PIDs estão localizados nos municípios de Itaubal, Pracuuba, Cutias, Calçoene e Oiapoque, além do arquipélago do Bailique e da Aldeia Espírito Santo. Todas essas localidades enfrentam dificuldades de acesso à internet e a equipamentos de informática.

O Ponto de Inclusão Digital é um espaço criado para garantir à população acesso gratuito à internet e a computadores. Por meio desses pontos, os cidadãos podem utilizar serviços digitais da Justiça, como atendimentos judiciais e eleitorais, participar de audiências virtuais, consultar processos e acessar outros serviços públicos essenciais, sem a necessidade de deslocamento para centros urbanos maiores.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido

Política de privacidade

O Portal do TRE-AP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com a nossa política de privacidade .

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.