TRE Amapá recebe visita da presidente do TRT-8
A reunião teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e avançar na construção de um acordo de cooperação para o compartilhamento de boas práticas entre os tribunais.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) recebeu, nesta segunda-feira, 9, a visita institucional da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), desembargadora Sulamir Monassa. O encontro buscou fortalecer a parceria entre as instituições e discutir pontos de interesse comum para a futura assinatura de um acordo de cooperação técnica, com foco no compartilhamento de boas práticas de gestão.

A magistrada foi recebida pelo presidente do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza, acompanhada do secretário-geral do TRT-8, Rodopiano Neto. Durante a reunião, foram destacadas a importância da cooperação entre os órgãos do Sistema de Justiça e os benefícios dessa atuação conjunta para a sociedade.
“São trocas de experiências e de vivências que, certamente, tanto para o TRT quanto para a Justiça Eleitoral do Amapá, resultarão em importantes avanços para a gestão e para o êxito dos trabalhos desenvolvidos por ambos os tribunais. Essas trocas se dão por meio de cursos, capacitações, PIDs e das experiências nas missões ribeirinhas, realizadas por meio das itinerâncias, levando às comunidades aquilo que sempre buscamos promover: a paz social”, destacou a desembargadora Sulamir Monassa.
A iniciativa está alinhada às normas do Conselho Nacional de Justiça que incentivam a cooperação entre os órgãos do Judiciário, com o objetivo de tornar a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente e acessível à população.
O presidente do TRE Amapá ressaltou que o encontro reforça uma parceria institucional já existente, voltada à garantia de direitos e à melhoria dos serviços prestados à sociedade.
“Estamos fortalecendo uma relação que já vem de longa data. Embora o Judiciário se organize por especializações, o objetivo comum é a pacificação social, seja na Justiça do Trabalho, que atua no Pará e no Amapá, seja na Justiça Eleitoral no Estado do Amapá”, afirmou o desembargador Carmo Antônio de Souza.
Além das tratativas sobre o acordo de cooperação, a reunião abordou temas como a estrutura dos tribunais, a atuação no interior do estado e os ganhos institucionais da parceria. Como destaque, o TRE Amapá apresentou um projeto voltado aos povos indígenas, reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral com a inclusão e o acesso à justiça.

Participaram do encontro a diretora-geral do TRE-AP, Dilma Pimenta; a secretária judiciária, Mylene Lages; o secretário de Gestão de Pessoas, Heverton Fernandes; o secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa; a assessora-chefe da Presidência, Adriana Pacheco; a representante da ASPLAN, Odeth Marinho; e a servidora Marcele Ferreira, representando a Secretaria de Administração e Orçamento.
Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Contatos ASCOM TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020

