Página interna do portal

TRE-AP realiza cerimônia pública de carga e lacração das urnas eletrônicas da capital amapaense

A cerimônia será realizada no Cartório da 10ª Zona Eleitoral, na zona norte da capital

TRE-AP realiza cerimônia pública de carga e lacração das urnas eletrônicas da capital amapaense

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realiza a cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas referentes à 2ª Zona Eleitoral que será nos dias 21 e 22 de setembro, segunda e terça-feira, no prédio da 10ª Zona Eleitoral, localizado na Zona Norte de Macapá. Estas são etapas importantes da preparação do processo eleitoral e serão abertas ao público. 

 A cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas da 2ª ZE irá ocorrer no Depósito de Urnas do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, na Rua da Cidadania, atrás da Justiça Federal – Infraero II, no horário de 9h às 19h. 

 Representantes de partidos, federações e coligações, membros do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil foram convidados e devem acompanhar o processo. As urnas eletrônicas preparadas serão utilizadas na zona sul de Macapá no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para o dia 4 de outubro. 

O que é a Carga das Urnas? 

A carga das urnas consiste na inserção dos dados das mídias de votação no equipamento, contendo informações sobre as seções eleitorais, candidatos que concorrem aos cargos de vereador e prefeito e dos eleitores habilitados para votar no pleito. Em seguida, os equipamentos são testados e é realizada a lacração das urnas. Os lacres, produzidos pela Casa da Moeda, são assinados pelo juiz eleitoral responsável e membros das entidades fiscalizadoras. 

Transparência 

Toda a cerimônia é pública, para isso foi lançado o edital publicado no Diário da Justiça Eletrônica do TRE-AP que convocou os representantes dos partidos políticos, coligações, federações, representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amapá.  

O procedimento de geração de mídias envolve a gravação de arquivos em cartões de memória, os quais serão utilizados na configuração das urnas eletrônicas. Durante a cerimônia, informações como os nomes dos candidatos e candidatas, bem como seus respectivos partidos políticos, federações e coligações, são registradas. 

 Além das listas com os nomes dos eleitores por seção, são incluídos os aplicativos que permitem o funcionamento das urnas eletrônicas. Isso abrange os equipamentos usados para carregar a urna, realizar a votação, ativar os aplicativos da urna e registrar os resultados. Conforme a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerimônia de geração das mídias é aberta ao público. 

Conheça o cronograma dos principais eventos das Eleições:  https://www.tre-ap.jus.br/eleicoes/eleicoes-2026/datas-das-principais-cerimonias-de-auditorias     

Seção de Comunicação e Cerimonial - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) 
Contatos SECOM TRE-AP:
(96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721 
Siga-nos nas redes sociais: 
Facebook:
TRE Amapá 
Instagram:
@tre_amapa 
Youtube:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá 
Endereço:
Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020 

Acesso rápido