TRE-AP realiza votação paralela no 2º Turno das Eleições Municipais 2016, em Macapá

tre-ap votação paralela

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) deu início, neste domingo (30), as 08 horas, à Votação Paralela do 2º Turno das Eleições Municipais 2016, em Macapá. O procedimento, que segue até as 17 horas, consiste na recontagem simultânea de votos por meio da reinserção de votos de duas urnas sorteadas previamente. O objetivo é confirmar a segurança do sistema de votação eletrônica.
 
Selecionadas aleatoriamente, em audiência pública realizada na véspera, pela Comissão da Votação Paralela (CVT), as urnas em questão são das seções 17 (que funciona na Escola José de Alencar, da 10ª Zona Eleitoral de Macapá) e 134 (que funciona no Colégio Amapaense, da 2ª Zona Eleitoral da capital amapaense).
 
Presidida pela juíza Alaíde de Paula, em substituição ao juiz Marconi Pimenta – ausente por motivo de doença –, a CVT realizou o sorteio as 09 horas do dia 29 de outubro. O ato contou com acompanhamento de dois auditores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representantes do próprio TRE-AP, do Ministério Público Federal do Amapá (MPF-AP) e da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Amapá (OAB-AP), além de fiscais de partidos políticos e outros interessados. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-AP e é aberta ao público.
 
De acordo com a magistrada, “a auditoria visa assegurar que os votos digitados nas urnas correspondam exatamente aos votos registrados nas cédulas previamente preenchidas, replicando exatamente o sucesso do primeiro turno e de eleições anteriores”. Perguntada sobre que mensagem daria aos eleitores, a juíza Alaíde de Paula pediu apenas que os eleitores “votem com o pensamento voltado para o interesse coletivo mais que para o individual, lembrando que sua decisão influenciará os quatro anos que virão”.
 
Para o presidente do TRE-AP, desembargador Carlos Tork, a votação paralela, mais que um teste, é uma verdadeira auditoria. “Temos dois auditores do TSE acompanhando a reinserção dos votos nas urnas originais. No primeiro turno tivemos uma execução tranquila, sem nenhuma incoerência entre os votos verificados logo após o final da apuração, e não esperamos que seja diferente neste segundo turno”, explica.
 
O desembargador apela aos eleitores com residência eleitoral em Macapá que façam o possível para ir à suas seções e votarem. “Este ato é fundamental para dar a legitimidade da democracia ao resultado do pleito. Levem seus amigos e familiares e votem com a paz e a serenidade que este gesto de cidadania pede”, complementa o desembargador Tork.
 
Como ocorre a votação paralela
A votação paralela consiste numa simulação da Eleição com urnas oficiais, que seriam utilizadas no pleito e que, portanto, já haviam sido alimentadas com lista de candidatos e de eleitores. O procedimento é feito por amostragem e objetiva validar a confiabilidade das máquinas. As máquinas sorteadas para a auditoria são abertas e fiscalizadas pelos presentes e depois substituídas por outras na seção eleitoral de origem.
 
Neste domingo, no mesmo horário do início das Eleições, 8h, servidores da Justiça Eleitoral, sob a vigilância dos presentes e de um sistema de monitoramento eletrônico, preencherão cédulas de papel, no mesmo número de eleitores das respectivas seções de origem, e, após, digitarão esse mesmo voto nas urnas. A partir das 17 horas, após o término da votação, os votos serão apurados, e o resultado das urnas eletrônicas deve coincidir exatamente com os votos atribuídos nas cédulas de papel, a fim de comprovar que não há adulteração na urna e nos programas da Justiça Eleitoral. O TRE-AP efetua a ação desde 2002.
 
2º Turno das Eleições Municipais 2016 em Macapá
A capital amapaense, por ter mais de 200 mil eleitores, é a única cidade do Estado onde o pleito terá 2º Turno. Macapá possui 277.689 eleitores e a votação para a escolha de prefeito e vice-prefeito ocorrerá de 8h às 17h deste domingo (30) na área urbana, rural e ribeirinha da cidade.
 
Serviço:
 
Aloísio Menescal
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing

 

 

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido