No TRE-AP, MPF realiza conferência “Mulheres na Política”, em parceria com Procuradoria Regional Eleitoral

A programação conta com a participação da presidente em exercício do TRE-AP, desembargadora Sueli Pini

No TRE-AP, MPF realiza conferência “Mulheres na Política”, em parceria com Procuradoria Regional...

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF), por intermédio da Procuradoria Regional Eleitoral, realiza na tarde desta terça-feira (28), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), a conferência “Participação das Mulheres na Política”

O encontro é coordenado pela Procuradora Regional Eleitoral, Nathália Mariel. Segundo ela, a finalidade do evento é tentar trazer uma maior conscientização para a população feminina amapaense, na busca de mais representatividade, que no palco político ainda está muito fraca. “A mulher é o maior número na população, mas se nós formos comparar em cargos políticos, ainda somos minoria. Então, nós queremos tentar corrigir essa desproporção e trazer esse debate para que a sociedade possa se inteirar um pouco sobre os desafios dessa missão”, reitera.

A programação conta com a participação da presidente em exercício do TRE-AP, desembargadora Sueli Pini; a doutora em filosofia do direito, Loiane Prado; a conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Anne Pariz e a procuradora do trabalho, Ana Lúcia Stumpf.

De acordo com a desembargadora Sueli Pini, é imprescindível que a mulher tenha interesse em participar deste momento. “Se não houver uma iniciativa das mulheres, fica difícil. Mas o que a gente percebe é que há sim uma iniciativa, e uma vontade das mulheres em participar. Acontece ainda que os partidos ainda são dominados pela vontade masculina. A presença da mulher com voz dentro dos partidos, ainda é pequena”, esclarece.

É por essa minoria política que a capacitação traz à tona sua importância. Para Anne Pariz, conselheira municipal dos direitos das mulheres, a ideia é fazer com que elas ocupem os espaços, seja no poder, nos mandatos, na política. “Nós ainda temos na maioria, a bancada masculina. Então esse é o primeiro passo: a formação política para elas, para elas entenderem como se dá esse processo e se sentirem motivadas a ir para um pleito, a se candidatar. Não só na base eleitoral, mas também nas associações de mulheres, nas organizações de bairros, isso faz com que desperte a liderança dessas mulheres”, disse.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido