TRE Amapá teve representante na Missão de Observação Internacional na Argentina
A comitiva de 30 pessoas pôde conhecer diretamente o processo eleitoral argentino

O servidor Diogo Farias, do cartório eleitoral da 11ª zona, correspondente ao município de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, compôs a comitiva de 30 pessoas convidadas para atuarem como observadores das Eleições Gerais da Argentina, realizada no domingo, 22 de outubro. A comitiva era composta por servidores públicos, pesquisadores e representantes de entidades civis dos países Brasil, Chile, Equador e México.
A Missão de Observação Internacional foi realizada com o propósito de demonstrar a transparência no processo eleitoral do país vizinho, Argentina, e possibilitar aos convidados uma compreensão direta da dinâmica do processo eleitoral argentino.
A programação foi composta de visitas ao Tribunal Eleitoral de Buenos Aires, palestras na Universidade Del CEMA, sobre os temas eleições e desinformação, reuniões com representantes de partidos políticos, além de visitas aos centros de votação no dia do pleito.
A vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, também participou da Missão.
O servidor do TRE Amapá descreve a experiência como inesquecível.
“Foi, sem dúvida, enriquecedor participar desse experimento, uma troca de experiências importante para a Justiça Eleitoral”, destaca Diogo Farias.