Justiça Eleitoral confirma participação em eventos com foco no pleito 2024
Os eventos estão marcados para o mês de abril

O Diretor do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Valentim Maia, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 3, com representantes da União dos Negros do Amapá (UNA) e da Secretaria Estadual da Juventude (SEJUV), para tratar sobre a participação do TRE Amapá em dois eventos no mês de abril.
No dia 13 de abril, sábado, no Trapiche do Santa Inês, será realizada a abertura da Semana Estadual do Incentivo a Participação do Jovem no Processo Eleitoral, evento promovido pelo Governo do Estado com o propósito de envolver a juventude amapaense no pleito de 2024. A assessora jurídica da SEJUV, Renata Freire, juntamente com a assessora administrativa da secretaria, expuseram o projeto ao diretor e alinharam o envolvimento do Tribunal com o atendimento eleitoral, treinamento de eleitores para o voto e palestra educativa dentro da temática proposta.
A abertura está marcada para às 16h com a participação confirmada da Justiça Eleitoral.
O outro evento trata-se do projeto “Somos os Olhos da Lei”, proposto pela UNA com o objetivo de coibir fraudes no processo de autodeclaração racial nas eleições 2024.
“O Tribunal Superior Eleitoral cria um mecanismo de inclusão da população negra dentro do processo eleitoral, mas o movimento social observa que precisa de uma fiscalização maior para coibir essas fraudes na autodeclaração”, explica a representante da UNA, Cristina Almeida.
Será promovido um encontro no dia 15 de abril, às 16h, no auditório da 10ª Zona Eleitoral, aberto a participação popular entre a Justiça Eleitoral, partidos políticos e movimentos negros para esclarecer os critérios da autodeclaração racial e a importância de utilização adequada do recurso.
“Nós temos a fase das convenções partidárias e posterior a isso os registros de candidaturas, por tanto a realização desse evento e a participação popular é muito importante para que as minorias tenham uma representatividade efetiva”, destaca o diretor-geral do TRE Amapá, Valentim Maia.