Justiça Eleitoral pelo Amapá: TRE-AP promove audiência pública em Laranjal do Jari

População expôs as principais necessidades diante dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário

Justiça Eleitoral pelo Amapá: TRE-AP promove audiência pública em Laranjal do Jari

“A gente se sente ouvido e acolhido pela Justiça”, disse a moradora do assentamento Nazaré Mineiro, Brenda Batista, uma das participantes da Audiência Pública realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) nesta sexta-feira, 12, no município de Laranjal do Jari. Na Câmara de Vereadores, a comunidade se reuniu para apresentar suas demandas e expectativas para representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A audiência pública foi conduzida pelo presidente do TRE-AP, desembargador João Lages, acompanhado pelos juízes membros do Pleno, Paulo Madeira, Jucélio Fleury Neto, Normandes Sousa, Thina Luiza Sousa e Ariadne Alencar. Participaram também do momento de escuta das demandas da população, o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão, o presidente da Câmara, Walcimar Fonseca, e o vereador Zeca Pavão.

“A audiência pública foi uma oportunidade importante para entendermos melhor as dificuldades enfrentadas pelos moradores do município. A Justiça Eleitoral está comprometida em atuar, seja como mediadora ou de maneira efetiva, para ajudar no que for possível. Realizamos a audiência para efetivamente ouvir a população, estabelecendo um diálogo sobre suas principais necessidades para que esses pontos sejam solucionados, para que assim tenhamos uma efetiva democracia”, disse o presidente do TRE-AP.

Além de questões pertinentes à Justiça Eleitoral, como as demandas pela ampliação de seções eleitorais, maior ofertas de urnas eletrônicas, transporte de eleitores, participação da juventude na política e outras, a pauta se estendeu à exposição de dificuldades enfrentadas no cotidiano dos moradores do município, como fornecimento de energia elétrica, água, agricultura, acessibilidade, transporte público, entre outros assuntos.

“Estamos empenhados em oferecer um retorno e em colaborar para resolver as questões apresentadas. Todas as reclamações serão documentadas em um processo administrativo, visando cobrar as autoridades competentes uma solução para os problemas que nos foram trazidos. Quanto às demandas eleitorais, estamos empenhados em resolver para que todos tenham assegurado o voto no pleito de 2024”, explicou Lages.

Além de moradores e representantes das associações de bairros do município, alunos do Instituto Federal do Amapá (IFAP) participaram e apresentaram suas demandas.

“Votamos e elegemos alguns tópicos que são importantes para nós, alunos, para serem apresentados na audiência pública, que fazem parte dos temas de esporte e lazer”, afirmou Pedro Henrique Lobato, aluno do IFAP, de 16 anos, já possui o título de eleitor e faz questão de fazer parte das decisões que afetam sua comunidade e município.

Esta foi a primeira edição da audiência pública realizada pelo TRE Amapá em Laranjal do Jari. A programação foi finalizada com a Sessão Itinerante de julgamentos, também realizada na Câmara Municipal, com a presença de moradores da localidade e juízes membros do Tribunal Pleno.

Antes da realização da audiência, o presidente do TRE-AP e servidores cumpriram agenda de reuniões preparatórias para a ação, ouvindo previamente presidentes e representantes de associações e visitando bairros para conhecer a realidade do município e identificar possíveis pontos para serem observados na escuta pública.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido