Eleições 2024: 40 pessoas com deficiência atuaram como mesários durante o pleito

Ampliar a participação de mesários com deficiência nas eleições faz parte de um projeto de inovação da Justiça Eleitoral do Amapá

Eleições 2024: 40 pessoas com deficiência atuaram como mesários durante o pleito

Nas Eleições de 2024, 40 pessoas com deficiência (PCDs) atuaram como mesários no pleito municipal realizado no dia 6 de outubro. A iniciativa de promover a inclusão e a representatividade de PCDs no processo eleitoral partiu do Laboratório de Inovação do TRE Amapá e da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal. Após campanhas nas redes sociais e junto às Zonas Eleitorais de todo o estado, houve um aumento no voluntariado de PCDs como mesários.

Os colaboradores com deficiência desempenharam funções essenciais durante o pleito, como o recebimento dos eleitores nas seções e a habilitação para o voto.

O técnico de informática Angleson Tavares foi um dos voluntários e atuou como presidente da seção eleitoral. Mesário desde 2018, Angleson expressou seu orgulho em participar do processo eleitoral. Esta foi a terceira eleição em que ele atuou e, se depender dele, não será a última.

"Ser mesário é uma oportunidade de exercer cidadania de forma ativa. Me sinto realizado por contribuir para a democracia e pretendo continuar nas próximas eleições", declarou.

Segundo Angleson, a seção em que ele atuou recebeu muitos eleitores, mas tudo transcorreu de maneira tranquila, pois a equipe recebeu o devido treinamento da Justiça Eleitoral e estava preparada para lidar com a demanda de trabalho no dia do pleito.

"Foi um dia bastante corrido, como já esperávamos. Tivemos muita gente e muito trabalho. A nossa seção foi uma das que mais recebeu eleitores para votar. Apesar dos desafios, me senti realizado em poder contribuir para o processo eleitoral e ajudar a garantir que todos pudessem exercer seu direito de voto", avaliou Angleson Tavares.

Inclusão e cidadania

A campanha de inclusão de pessoas com deficiência como mesários é uma iniciativa da Justiça Eleitoral do Amapá e visa não apenas garantir a acessibilidade ao voto, mas também promover a participação efetiva desse grupo no processo eleitoral.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96) 3198-7504 (Ramal 7504) / (96) 98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502, Centro, Macapá - AP, 68900-020
ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido