EJE-AP realiza oficina do Projeto Protagonismo Estudantil
Ministrada pelo servidor do TRE Amapá, Rinaldo Farias, coordenador da EJE-AP, a oficina reuniu professores de escolas públicas do estado

Nesta sexta-feira, 30, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), realizou uma oficina de capacitação para professores da rede pública de ensino, ministrada pelo coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias. A atividade integra o Projeto Protagonismo Estudantil, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED).
A dinâmica também contou com uma votação do projeto Eleições de Prioridades, com a utilização de uma urna eletrônica verdadeira, além de rodas de conversa. Os participantes puderam formular sugestões sobre políticas públicas, com destaque para propostas voltadas à saúde, esporte e lazer, cidadania e segurança.
O coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias, que ministrou a oficina, destacou a importância das ações educativas com os professores como forma de estimular a reflexão sobre políticas públicas que garantam qualidade de vida para a população. Segundo ele, as práticas devem alcançar também os estudantes.
Durante a ação, foi apresentada a cartilha “Jovens em Ação: escolhendo políticas públicas”, que integra o programa Eleitor do Futuro. A cartilha reúne informações sobre políticas públicas e propõe uma reflexão sobre direitos fundamentais, incentivando o debate e a conscientização acerca da importância do voto para a promoção de políticas voltadas à saúde, segurança, lazer, dentre outras. Além disso, apresenta a urna eletrônica.
Projeto Protagonismo Estudantil
O projeto busca fortalecer os grêmios estudantis e promover atividades educativas que ajudem os jovens a compreender o funcionamento das políticas públicas e a importância da participação social. A ideia é formar lideranças estudantis conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e democrática.