TRE Amapá no combate ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação no Ambiente de Trabalho
Justiça Eleitoral promove capacitação para fomentar ambientes profissionais mais seguros, éticos e respeitosos

Magistrados, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) participaram, nesta quarta-feira (28), de uma capacitação sobre Prevenção, Enfrentamento e Promoção de Ambientes Saudáveis no Poder Judiciário.
A ação, promovida pelo TRE-AP por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e à Discriminação, teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre práticas abusivas no ambiente de trabalho e divulgar os canais institucionais de denúncia disponíveis.
A programação incluiu palestras, oficinas e rodas de conversa, proporcionando um espaço de escuta, diálogo e orientação sobre condutas que caracterizam assédio e discriminação no ambiente profissional.
Durante a abertura, o secretário de Gestão de Pessoas do TRE-AP, Heverton Fernandes, ministrou palestra sobre a legislação vigente, as normas institucionais e os procedimentos relacionados ao enfrentamento dessas práticas.
“Conhecer o que é assédio moral, assédio sexual e discriminação é o primeiro passo para prevenir, identificar e enfrentar essas condutas. É essencial que todos os colaboradores saibam seus direitos e os meios para fazer denúncias com segurança e acolhimento”, destacou o palestrante.
O presidente do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Normandes Sousa, também participaram da programação e reforçaram o compromisso da Justiça Eleitoral com a construção de ambientes de trabalho saudáveis e livres de violência institucional.
“A mudança de cultura institucional começa pelo conhecimento. Essa iniciativa é fundamental para garantir respeito, dignidade e segurança a todos os que integram a Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente.
A capacitação segue com mais dois encontros, que incluem oficinas práticas e rodas de conversa, promovendo o fortalecimento da política de enfrentamento ao assédio e valorizando o respeito às diversidades.