Em Cuiabá, Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet vai discutir fake news nas eleições 2018
O evento conta com a participação de executivos do Google, Facebook e Twitter, além de especialistas da Polícia Federal em investigações cibernéticas.

Os olhos e os principais cérebros da Justiça Eleitoral brasileira estarão voltados para Mato Grosso, nos dias 1º e 2 de março deste ano, quando presidentes de diversos tribunais eleitorais, juízes da propaganda, assessores de comunicação da Justiça Eleitoral, e experts na área de tecnologia da informação dos TREs, se encontrarão em Cuiabá, para o Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet.
O evento conta com a participação de executivos do Google, Facebook e Twitter, além de especialistas da Polícia Federal em investigações cibernéticas.
Trata-se de uma reunião de trabalho de interesse nacional, para discutir os desafios da Justiça Eleitoral no que se refere ao uso de fake news, junk news, big data e robôs, nas mídias sociais, com fins eleitorais.
Coptrel
Conforme o presidente do Colégio de Presidentes dos TREs, desembargador Márcio Vidal, as fake news e o uso de robôs para disparar milhares de mensagens de cunho inverídico aos eleitores foram amplamente utilizados nas eleições de outros países, trazendo grandes prejuízos ao processo democrático e ao equilíbrio do pleito eleitoral.
“No Brasil, a Justiça Eleitoral está se antecipando, visto que há a possibilidade de os candidatos daqui utilizarem estas estratégias. Estamos nos preparando para esse enorme desafio, reunindo todos os juízes da propaganda do país para juntos, absorver o máximo de informações sobre esses temas", disse o presidente do Coptrel.
O presidente informou que, por se tratar de uma reunião de trabalho, o evento será voltado apenas aos integrantes da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e colaboradores, como a Polícia Federal. Mas não descarta a possibilidade de outros encontros abertos aos advogados eleitoralistas e estudantes de direito, por exemplo.
O Fórum é organizado pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e da Escola Judiciária Eleitoral.
Com informações do TRE-MT
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 32101-1504