Nossos Aplausos: Juiz Augusto César Gomes Leite

Homenagem ao Juiz Augusto César Gomes Leite

Nossos Aplausos: Juiz Augusto César Gomes Leite

Dedicado, competente, gentil são algumas das qualidades que definem o Juiz Augusto César Gomes Leite. Natural da cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, nasceu no Natal de 1966. É filho do economista José Leite da Silva e da dona de casa Maria Isaura Gomes da Silva. Gostava de brincar de futebol ao lado dos cinco irmãos, tudo regado num ambiente de família simples, mas cheia de amor e carinho.

O pai trabalhava em uma empresa de castanha de caju e a mãe, depois de casada, não exerceu mais a profissão de professora, para se dedicar ao lar e à criação dos filhos. Na adolescência seu sonho era ser médico, sonho este que se transformou quando Augusto César começou a se identificar com o Direito após ler alguns artigos por meio das revistas que seu pai tinha. A partir desse momento, teve um grande interesse de saber como funcionava o sistema legal brasileiro.

Em 1989 Augusto Leite formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Trabalhou como estagiário na Rede Ferroviária Federal e também na Defensoria Pública do Estado. Logo após formar-se, foi orientador forense no Escritório Modelo da Universidade, no mesmo período em que advogava em escritório próprio.

Sempre pensou em ter uma carreira pública, especialmente a da magistratura. Em 1993 foi aprovado no concurso da Justiça Federal do Ceará, mas não chegou a exercer. No dia 9 de agosto de 1996, três anos após chegar ao Estado do Amapá, ingressou na magistratura sendo aprovado em 1º lugar no III concurso para juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amapá, e viu uma oportunidade de exercer o mister que tanto queria e também se integrar na peculiar cultura local.

A primeira comarca titularizada pela Justiça Estadual e Eleitoral ao Juiz Augusto Leite foi no município de Calçoene em 1999. Logo em seguida, trabalhou em Tartarugalzinho, lugar em que construiu uma bela lembrança para sua carreira quando forneceu todos os documentos necessários a um homem simples, sem parentesco, tornando-o legalmente um cidadão na localidade de Apurema. Posteriormente trabalhou na comarca de Ferreira Gomes e, a partir de 2005, foi promovido para a capital onde ficou até 2009 como Juiz auxiliar de entrância final das comarcas Macapá e Santana. De 2006 a 2015 atuou no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Macapá.

No período de 2015 a novembro de 2017, foi Juiz Eleitoral da 10ª Zona, nomeado pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, tendo presidido as eleições de Macapá, Cutias e Itaubal no ano de 2016. Augusto nunca se afastou do TRE, tendo forte ligação com servidores e também com o Direito Eleitoral que tanto lhe fascina.

Atualmente Augusto Leite está lotado no Juizado Especial Criminal aonde desempenha a função de Juiz titular. “Sua simplicidade e bom astral cativa todos ao seu redor. Um excelente profissional com quem eu trabalhei. Uma pessoa íntegra, sensata e cumpridor dos seus deveres”, lembra o servidor Alysson Patrick.

O servidor e Membro da Comissão de Acessibilidade do TRE/AP Militão Pereira Souza, relata como foi trabalhar inúmeras vezes ao lado do magistrado “O Dr. Augusto César sempre foi preocupado com os andamentos dos trabalhos e programas quando era presidente daComissão de Acessibilidade. É apaixonado pelo que faz e sente-se realizado em cumprir todas as tarefas que lhes são atribuídas, e o mais importante é a preocupação que ele tem em auxiliar as pessoas. Eu tenho muito orgulho de ter compartilhado o nosso trabalho com uma pessoa como ele. Foi um verdadeiro privilégio”.

Augusto Leite é casado e pai de quatro filhos. Nos momentos de lazer, gosta de viajar com a família, pois é nela que encontra sentido para a vida, suporte e refúgio para enfrentar os momentos difíceis. Adora pilotar motocicleta e é apaixonado pelo time Vasco da Gama. Ter um Estado mais organizado, atendendo as necessidades da população, fazer mestrado e também ver as pessoas felizes com a atuação do Judiciário, são seus desejos.

Augusto Leite procura sempre fazer o melhor e com eficiência, trabalhando sempre para restabelecer ao tempo e à hora o direito que foi negado ou violado de um cidadão. O Juiz Augusto Leite merece nossos especiais APLAUSOS!

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido