Palestra marca aula inaugural do Mestrado em Gestão e Estratégia
Aula tem como foco principal a reflexão sobre a educação profissional na pós-graduação

O Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (PPGE) realizou sua aula inaugural na segunda-feira, 12 de maio, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O curso é fruto de uma parceria entre o TRE-AP, o Instituto Federal do Amapá (IFAP) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sendo voltado para servidores efetivos da Justiça Eleitoral do Amapá e do IFAP. A iniciativa tem como objetivo a qualificação e valorização profissional dos participantes.
A mesa de abertura contou com a presença da professora Flavia Galindo, representante da UFRRJ; da juíza Stella Simone Ramos, presidente do Laboratório de Inovações da Justiça Eleitoral do Amapá; da mestra Juliana Eveline, representando o reitor do IFAP; e da coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFAP, doutora Naiara Alves.
Na sequência, o professor Márcio Lopes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentou a palestra “O papel da educação profissional na pós-graduação”. A palestra foi realizada de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-AP no YouTube.
A juíza Stella Simone Ramos, que também atua como juíza eleitoral da 2ª Zona Eleitoral, ressaltou a relevância da qualificação contínua dos servidores, com foco no aprimoramento da gestão pública.
“É um momento muito importante para todos do TRE Amapá e para a comunidade. Serão dois anos em que estarei aqui junto à Zona Eleitoral, mas também acompanhando e observando o mestrado, as aulas, para poder realmente usufruir do que o TRE Amapá buscou: a excelência, a excelência dos servidores", disse.
A professora Flavia Galindo, coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia pela UFRRJ, destacou que o curso tem como principal característica a abordagem voltada à solução de problemas institucionais.
“Por ser um mestrado na modalidade profissional, temos uma grande preocupação em identificar problemas na sociedade, em organizações de natureza pública e privada, com o objetivo de contribuir para a busca de soluções sociotécnicas para esses problemas. Mas eu diria que o nosso principal objetivo é a formação humana. Buscando profissionais pesquisadores, nossa ideia é retirar o sujeito do seu ambiente laboral e oferecer uma capacitação em nível de mestrado, para que ele possa desenvolver pesquisas, tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa, na busca por novas soluções. Trata-se, portanto, do desenvolvimento de conhecimento e da transferência de tecnologia das universidades para as instituições”, afirmou.
O professor Rodrigo Amaro ressaltou que a turma conta com 22 alunos das instituições parceiras e que as atividades acadêmicas também contarão com oficinas.
“Para isso, as disciplinas e oficinas oportunizam aos alunos esse caráter reflexivo, que permitirá que eles olhem para seus objetos de estudo e, a partir disso, encontrem propostas de solução para o problema sobre o qual pretendem se debruçar durante a pesquisa", concluiu.