TRE Amapá participa de seminário sobre segurança, comunicação e combate à desinformação
O evento é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) participou, nesta terça-feira, em Brasília, da abertura do Seminário da Justiça Eleoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação. O evento é promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e segue até quinta-feira (29).
Representando o TRE Amapá, estiveram presentes o secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa; o coordenador de Soluções Cooperativas, Renan Diniz; e a assessora de Comunicação, Soraia Carvalho.

A abertura foi conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que também proferiu a palestra inicial. Ela falou sobre os desafios da Justiça Eleitoral com o avanço das tecnologias e o crescimento da desinformação nas Eleições Gerais de 2026. A ministra alertou que o uso indevido dessas tecnologias pode prejudicar a liberdade de escolha do eleitor.
Combate à desinformação
O seminário faz parte do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral, criado em 2021. O objetivo é reduzir os impactos de notícias falsas sobre a Justiça Eleitoral, o sistema de votação eletrônica e todas as etapas das eleições.
Atualmente, o programa conta com mais de 160 parcerias, envolvendo agências de checagem, instituições públicas e privadas, universidades, entidades profissionais, partidos políticos e plataformas digitais. A atuação é conjunta e educativa, sem caráter punitivo, reforçando o compromisso com eleições seguras, transparentes e democráticas.
O evento é destinado a servidores da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal que atuam nas áreas de comunicação, segurança e combate à desinformação.

