
Tribunal Regional Eleitoral - AP
Portaria Diretoria-Geral nº 34, de 08 de abril de 2021
(Revogada pela Portaria Diretoria-Geral nº 8, de 05 de janeiro de 2024)
O DIRETOR-GERAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAPÁ, usando das atribuições, e
CONSIDERANDO a necessidade de atender ao disposto na Lei nº 12.527, de18 de novembro de 2011, que regula o acesso à informação previsto no inciso XXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO a Resolução CNJ nº 215, de 16 de dezembro de 2015, que dispõe, no âmbito do Poder Judiciário, sobre o acesso à informação e a aplicação da Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução TRE-AP nº 498, de 31 de maio de 2017, que regulamenta o acesso à informação no âmbito deste Tribunal, e a Resolução TRE-AP nº 387, de 06 de abril e 2011, que instituiu a Ouvidoria Judicial Eleitoral no TRE-AP; e
CONSIDERANDO o disposto no Processo SEI nº 0000662-95.2021.6.03.8000,
RESOLVE:
Art. 1º A organização e o gerenciamento das informações relativas à transparência e ao acesso à informação publicadas no Portal do TRE-AP serão regulamentadas por esta Portaria.
Parágrafo único. Para os efeitos desta portaria, entende-se como abrangidas pelos termos “transparência” e “acesso à informação” as informações de interesse geral produzidas ou custodiadas pelo TRE-AP e que tenham sido objeto de determinação por parte do Conselho Nacional de Justiça - CNJ e/ou do Tribunal de Contas da União - TCU.
Art. 2º Fica instituído o Comitê Gestor de Conteúdo e Informações Publicadas na Internet - CGCII, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, composto pelos seguintes membros:
I - PATRICK DAYAN GUIMARÃES PINTO, Diretoria Geral - SAACNJ(Presidente)
II - HEVERTON LUIZ RODRIGUES FERNANDES, Ouvidoria Eleitoral - OUVI (Membro);
II - EVANDERSON BESSA RODRIGUES, Assessoria de Planejamento Estratégico - ASPLAN (Membro);
III - URIVINO BANDEIRA RIBEIRO JÚNIOR, Secretaria de Tecnologia da Informação - STI (Membro);
§ 1º O representante da SAACNJ terá como substituto automático o representante da ASPLAN.
§ 2º Nas ausências e afastamentos, os demais integrantes do Comitê serão substituídos pelos seus respectivos substitutos.
§ 3º Não sendo possível haver a substituição de que trata o parágrafo anterior, o membro será substituído pelo chefe imediato.
Art. 3º São atribuições do CGCII, sem prejuízo de outras necessárias ao cumprimento dos seus objetivos, o controle, o acompanhamento e a fiscalização do Portal Transparência, em observância à legislação pertinente.
Parágrafo único. O CGCII poderá propor às unidades responsáveis por informações publicadas no Portal a atualização, o aprimoramento ou a correção dos conteúdos por elas fornecido.
Art. 4º Caberá ao CGCII providenciar os recursos ou ferramentas que possibilitem a melhoria contínua no atendimento às determinações do CNJ e do TCU relativas à transparência e ao acesso à informação.
Art. 5º O teor das informações e suas atualizações publicadas no menu Transparência e Prestação de Contas será de inteira responsabilidade dos setores responsáveis por seu fornecimento e/ou publicação, conforme rol mínimo constante do Anexo I e II desta Portaria.
Art. 6º Caberá à presidência da CGCII responder ao questionário anual do Ranking de Transparência do CNJ.
Art. 7º Questões controversas ou omissas relacionadas às informações publicadas ou enviadas para publicação no Portal serão encaminhadas pelo CGCII à Diretoria-Geral, para análise e decisão.
Art. 8º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
FRANCISCO VALENTIM MAIA
Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitora do Amapá
ANEXO I
SETOR RESPONSÁVEL PELA PUBLICAÇÃO/FORNECIMENTO E ATUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO MENU TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PORTAL DO TRE-MG NA INTERNET
INFORMAÇÃO |
REFERÊNCIA LEGISLAÇÃO |
GESTOR/SETOR RESPONSÁVEL |
Os objetivos, as metas, os indicadores de desempenho definidos para o exercício e os resultados por eles alcançados, sua vinculação aos objetivos estratégicos e à missão da UPC, e, se for o caso, ao Plano Plurianual, aos planos nacionais e setoriais do governo e dos órgãos de governança superior. |
ASPLAN |
|
O valor público em termos de produtos e resultados gerados, preservados ou entregues no exercício, e a capacidade de continuidade em exercícios futuros. |
ASPLAN |
|
As principais ações de supervisão, controle e de correição adotadas pela UPC para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos. |
CCI / SAO |
|
A estrutura organizacional, competências, legislação aplicável, principais cargos e seus ocupantes, endereço e telefones das unidades, horários de atendimento ao público. |
ASPLAN/SGP/STI |
|
Os programas, projetos, ações, obras e atividades, com indicação da unidade responsável, principais metas e resultados e, quando existentes, indicadores de resultado e impacto, com indicação dos valores alcançados no período e acumulado no exercício. |
ASPLAN |
|
Os repasses ou as transferências de recursos financeiros. |
SAO |
|
A execução orçamentária e financeira detalhada. |
SAO |
|
As licitações realizadas e em andamento, por modalidade, com editais, anexos e resultados, além dos contratos firmados e notas de empenho emitidas. |
SAO |
|
A remuneração e o subsídio recebidos por ocupante de cargo, posto, graduação, função e emprego público, incluídos os auxílios, as ajudas de custo, os jetons e outras vantagens pecuniárias, além dos proventos de aposentadoria e das pensões daqueles servidores e empregados públicos ativos, inativos e pensionistas, de maneira individualizada. |
SGP |
|
O contato da autoridade de monitoramento, designada nos termos do art. 40 da Lei 12.527, de 2011, e telefone e correio eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). |
OUVI |
|
Demonstrações contábeis exigidas pelas normas aplicáveis à UPC, acompanhadas das respectivas notas explicativas. |
SAO |
|
Relatório de gestão na forma de relato integrado. |
ASPLAN |
|
Se aplicável, certificado de auditoria, bem como documentos e informações de interesse coletivo ou gerais exigidos em normas legais específicas que regem a atividade da UPC. |
CCI |
|
Rol de responsáveis: I -nome e número no Cadastro de Pessoa Física (CPF), em formato definido pelo TCU que resguarde a privacidade dos responsáveis; I I -identificação da natureza da responsabilidade (cargos ou funções exercidas); III -indicação dos períodos de gestão, por cargo ou função; IV -identificação dos atos formais de nomeação, designação ou exoneração, incluindo a data de publicação no Diário Oficial da União ou em documento de divulgação equivalente; e V -endereço de correio eletrônico institucional. |
SGP |
|
Relatórios e informes de fiscalização produzidos pelos órgãos do sistema de controle interno e pelo controle externo durante o exercício financeiro, relacionados à UPC e que tenham sido levados a seu conhecimento, com as eventuais providências adotadas em decorrência dos apontamentos da fiscalização, bem como os resultados das apurações realizadas pelo TCU em processos de representação relativa ao exercício financeiro, relacionados à UPC, e as providências adotadas. |
CCI |
ANEXO II
INFORMAÇÃO - Resolução CNJ nº 215/2015 |
Fundamento |
Unidade |
GESTÃO |
------ |
------ |
O órgão pública |
------- |
------ |
1 – Objetivos estratégicos, metas e indicadores? |
ASPLAN |
|
2 – Os resultados alcançados pelo órgão? |
ASPLAN |
|
3 – O registro das competências e responsabilidades do órgão? |
ASPLAN |
|
4–Estrutura organizacional, demonstrada de forma textual ou gráfica,que apresente claramente a relação hierárquica entre as unidades? |
SGP |
|
5 – Os atos normativos expedidos pelo órgão? |
SEJUD/SGP |
|
6 – Os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações e projetos? |
Boas práticas |
ASPLAN |
7. –Os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão, conforme glossários e indicadores da Resolução CNJ Nº 76/2009? |
ASPLAN |
|
8 O site dispõe de mecanismo que possibilite o acompanhamento dos respectivos procedimentos e processos administrativos instaurados que não se enquadram nas hipóteses de sigilo? |
STI |
|
AUDIÊNCIAS E SESSÕES |
------ |
------ |
O órgão publica: |
------ |
------ |
9 - As audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de participação popular? |
SEJUD |
|
10 - O calendário das sessões colegiadas? |
SEJUD |
|
11 - A pauta de julgamentos ? |
SEJUD |
|
12 O site possibilita a transmissão ao vivo, pela internet, das sessões dos órgãos colegiados do tribunal ou conselho? |
SEJUD |
|
13 - O vídeo da sessão dos órgãos colegiados é disponibilizado para acesso? |
SEJUD |
|
14 - A ata das sessões dos órgãos colegiados ? |
SEJUD |
|
15 - A presença em Plenário? |
SEJUD |
|
16 - A pauta das reuniões de comissões e respectivos resultados e atas? |
DG |
|
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO - SIC |
------- |
|
O órgão publica: |
------ |
|
17 - Telefone das respectivas unidades? |
OUVI |
|
18 - Horários de atendimento ao público? |
OUVI |
|
19 - O campo denominado "Serviço de Informação ao Cidadão" na página inicial? |
OUVI |
|
20 - Existe indicação precisa no site de funcionamento de um serviço ao Cidadão (SIC) a que o cidadão possa entregar pessoalmente o pedido de acesso a informações? |
OUVI |
|
21 - Há indicação do órgão ou unidade orgânica responsável pelo SIC? |
OUVI |
Dados obtidos da Res. CNJ nº 260/2018 c/c Portaria CNJ nº 67/2020
INFORMAÇÃO - Resolução CNJ nº 215/2015 |
Fundamento |
Unidade |
22 – Há indicação de telefone(s) de atendimento do SIC? |
Boas Práticas |
OUVI |
23 – Há indicação dos horários de funcionamento do SIC? |
Boas Práticas |
OUVI |
24–Existe indicação precisa no site de funcionamento de um Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) no qual o cidadão possa enviar pedidos de informação de forma eletrônica (e-SIC)? |
OUVI |
|
25 – O site indica a possibilidade de acompanhamento posterior do pedido de acesso à informação? |
Art.9º, I, alínea "b", e art. 10, § 2º, da Lei no 12.527/2011. |
OUVI |
26 – O site disponibiliza serviço que permita o registro de denúncias e reclamações? |
Boas Práticas |
OUVI |
27 – O site disponibiliza serviço que permita o acompanhamento de denúncias e reclamações? |
Boas Práticas |
OUVI |
28 – O site disponibiliza avaliação do serviço de registro de denúncias e reclamações? |
Boas Práticas |
OUVI |
29 – As Respostas a Perguntas mais frequentes da sociedade (FAQ)? |
OUVI |
|
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
------ |
----- |
O órgão publica: |
----- |
------ |
30–O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e/ou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)? |
STI |
|
31 – O Plano Orçamentário de TIC? |
STI |
|
32–O portal (sítio) institucional do órgão contém área para pesquisa de conteúdo que permita o acesso a informação de interesse coletivo ou geral? |
STI |
|
33–O portal institucional possibilita a extração de relatório sem diversos formatos eletrônicos, preferencialmente abertos,e não proprietários, tais como planilhas e texto (CSV, RTF), de modo a facilitar a análise das informações? |
STI |
|
34–O portal (sítio) institucional possibilita o acesso automatizado por sistemas externos (ex: web services ou api’s) em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina? |
STI |
|
35–O portal (sítio) institucional permite o acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência, em atendimento ao estabelecido pela ENTIC-JUD (Resolução CNJ no 211/2015, art. 20, §1o, VI), a qual dispõe sobre o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico. Exemplo de critérios avaliados pelos Programas: AsesWeb: https://asesweb.governoeletronico.gov.br/ases/ AccessMonitor: https://www.acessibilidade.gov.pt |
Art. 6º, § 4º, VIII, da Resolução CNJ no 215/2015 art. 8º, § 3º, VIII ,da Lei no 12.527/11; art. 17 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e art. 9º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008. |
STI |
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA |
------ |
------ |
O órgão publica: |
------ |
------ |
Dados obtidos da Res. CNJ nº 260/2018 c/c Portaria CNJ nº 67/2020
INFORMAÇÃO - Resolução CNJ nº 215/2015 |
Fundamento |
Unidade |
36 – Mensalmente, o Anexo I da Resolução CNJ no 102/2009? |
Art 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c a Resolução CNJ nº 102/2009 |
SAO |
37 – Mensalmente, o Anexo II da Resolução CNJ no 102/2009? |
Art 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c a Resolução CNJ nº 102/2009 |
SAO |
38–A íntegra da lei orçamentária ou do quadro de detalhamento da despesa com a distribuição dos recursos por grau de jurisdição? |
SAO |
|
39–O Mapa Demonstrativo da Execução Orçamentária do ano anterior, com indicação das despesas realizadas com o primeiro e o segundo graus de jurisdição? |
SAO |
|
40 – O órgão publica o ‘Relatório de Gestão Fiscal’? |
SAO |
|
41 – O Tribunal publica, em seu site, o mapa anual com as informações relativas a Precatórios? |
§ 1ºdo art.85 da Resolução no 303, de 18 de dezembro de 2019 |
SAO |
42–O órgão publica no site a relação dos contratados, com os respectivos valores pagos nos últimos três anos, exceto os sigilosos, nos termos da legislação? |
SAO |
|
LICITAÇÕES, CONTRATOS E INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO |
------ |
------ |
O site divulga as seguintes informações relativas a procedimentos licitatórios: |
------ |
------ |
43– A íntegra dos ‘Estudos Técnicos Preliminares da Contratação’, desde que não tenha sido considerada sigilosa? |
Acórdão TCU no 2622/2015 – TCU – Plenário. |
SAO |
44–A íntegra da Informação conclusiva sobre o ‘Valor Estimado da Licitação’, desde que não tenha sido considerada sigilosa? |
Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário. |
SAO |
45–A íntegra dos editais de licitação com os respectivos anexos (o anexo do edital inclui projeto básico ou termo de referência, minuta da ata de registro de preços, quando for o caso, e minuta de contrato)? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário |
SAO |
46 – A íntegra dos questionamentos apresentados entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário. |
SAO |
47 – A íntegra das impugnações apresentadas entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário |
SAO |
48 – O nome do vencedor da licitação? estruturados e legíveis por máquina? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário |
SAO |
Dados obtidos da Res. CNJ nº 260/2018 c/c Portaria CNJ nº 67/2020
INFORMAÇÃO - Resolução CNJ nº 215/2015 |
Fundamento |
Unidade |
49 – A íntegra dos contratos firmados? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário. |
SAO |
50 – A íntegra dos Termos Aditivos assinados? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário. |
SAO |
O site divulga as seguintes informações concernentes a dispensas e inexigibilidades de licitação: |
----- |
SAO |
51 – A íntegra do Projeto Básico, desde que não tenha sido considerado sigiloso? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário. |
SAO |
52–A íntegra dos atos de reconhecimento e ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação, desde que não tenham sido considerada sigilosa? |
Art. 6º , VII, “a”, da Resolução CNJ no 215/2015, c/c o Acórdão TCU no 2622/2015 – Plenário. |
SAO |
53 – A íntegra dos contratos firmados em decorrência da ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação? |
Acórdão TCU nº 2.622/2015 – Plenário. |
SAO |
54– A íntegra dos Termos Aditivos dos contratos resultantes da ratificação da dispensa ou inexigibilidade de licitação? |
Acórdão TCU nº 2.622/2015 – Plenário. |
SAO |
55– O órgão publica no site a íntegra dos instrumentos de cooperação (convênios, termos de cooperação, de compromisso, protocolo de intenções, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos congêneres) vigentes, exceto os sigilosos, nos termos da legislação? |
DG |
|
GESTÃO DE PESSOAS |
------ |
|
O órgão publica |
----- |
SGP |
SGP |
||
SGP |
||
SGP |
||
O órgão publica o Anexo III-a da Resolução CNJ no 102/2009, indicando especificamente os dados requeridos para: |
------ |
---- |
59 – Alínea “a” |
SGP |
|
60 – Alínea “b” |
Resolução CNJ no 102/2009 | SGP |
61 – Alínea “c” |
Resolução CNJ no 102/2009 | SGP |
Dados obtidos da Res. CNJ nº 260/2018 c/c Portaria CNJ nº 67/2020
INFORMAÇÃO - Resolução CNJ nº 215/2015 |
Fundamento |
Unidade |
62 – Alínea “d” |
SGP |
|
63 – Alínea “e” (Não se aplica aos TRE's) |
SGP |
|
64 – Alínea “f” (Não se aplica aos TRE's) |
SGP |
|
65 – Alínea “g” |
SGP |
|
66 – Alínea “h” |
SGP |
|
SGP |
||
SGP |
||
SGP |
||
70 – Semestralmente, a Tabela de Lotação de Pessoal (TLP), na qual constem todas as unidades administrativas e judiciárias, com identificação nominal dos servidores, cargos efetivos, cargos em comissão e funções ocupadas? |
Art. 6º, VII, “b”, da Resolução CNJ nº 215/2015, c/c o art. 15, parágrafo único, da Resolução CNJ nº 219/2016. |
SGP |
71 – A relação de membros e servidores que se encontram afastados para o exercício de funções em outros órgãos da Administração Pública? |
SGP |
|
72 – A remuneração e os proventos de membros, servidores, ativo, aposentado, pensionista e colaboradores? |
Art. 6º da Resolução CNJ nº 215/2015, c/c a Resolução CNJ nº 102/2009. |
SGP |
73– Mensalmente, as diárias e passagens concedidas, por nome e cargo do favorecido, além da data, o destino, o motivo da viagem e o valor das diárias pagas e/ou dos bilhetes emitidos? |
SGP |
|
74– O tribunal divulga os nomes dos servidores que atuam no regime de teletrabalho, com atualização mínima semestral? |
SGP |
|
75– O tribunal divulga na internet a relação dos profissionais ou órgãos cadastrados no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos? |
DG |
|
AUDITORIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS |
------ |
----- |
O site apresenta: |
------ |
------ |
76 – Prestações de contas ou relatório de gestão do ano anterior? |
Art. 132, III, da Lei nº 13.242/2015.Boas Práticas. |
ASPLAN |
77– Relatório, Certificado de Auditoria, Parecer do Órgão de Controle Interno e pronunciamento do presidente do tribunal ou conselho? |
Art. 132, III, da Lei nº 13.242/2015. Boas Práticas. |
CCI |
78 – Publicação da decisão quanto à regularidade das contas proferida pelo Órgão de Controle Externo? |
Acórdão TCU º2.622/2015 – Plenário. Boas Práticas. |
CCI |
79 – Plano Anual de Auditoria? |
Boas Práticas. |
CCI |
SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE |
------ |
------ |
Dados obtidos da Res. CNJ nº 260/2018 c/c Portaria CNJ nº 67/2020
INFORMAÇÃO - Resolução CNJ nº 215/2015 |
Fundamento |
Unidade |
O órgão publica: |
------ |
----- |
80 – O Plano de Logística Sustentável (PLS)? |
Resolução CNJ nº 201/2015.Boas Práticas. |
Núcleo Sócio- Ambiental |
81 – Os planos de ação do PLS? |
Resolução CNJ nº 201/2015.Boas Práticas. |
Núcleo Sócio- Ambiental |
82 – Os Relatórios anuais de desempenho do PLS? |
Resolução CNJ nº 201/2015.Boas Práticas. |
Núcleo Sócio- Ambiental |
83 – O tribunal/conselho utiliza intérprete de linguagem brasileira de sinais em manifestações públicas? |
SEJUD |
|
84 – O tribunal/conselho utiliza legenda em manifestações públicas? |
SEJUD |
|
85 – O tribunal/conselho utiliza audiodescrição em manifestações públicas? |
SEJUD |
Dados obtidos da Res. CNJ nº 260/2018 c/c Portaria CNJ nº 67/2020
FRANCISCO VALENTIM MAIA
DIRETOR-GERAL
Este texto não substitui o publicado no DJE-TRE/AP, nº 57, de 12/04/2021, p. 2-11.